(PARTE 2)

Olá Pards!

Este é o artigo referente ao vídeo do canal Colecionismo Tex intitulado “Quantos gibis do Tex você teria se tivesse tudo que já foi publicado no Brasil?”, parte 2, agora tratando as edições especiais publicadas na longa vida editorial do Ranger aqui no Brasil.

Lembramos que ainda haverá um terceiro inventário sobre os livros de Tex já publicados no Brasil.

A metodologia continua a mesma apresentando as edições em ordem cronológica de cada lançamento.

Então vamos lá, com as imagens das capas colhidas no site Guia dos Quadrinhos, o maior banco de dados de HQ do Brasil!

Iniciando nossa viagem, no ano de 1980 a Editora Vecchi lançou o primeiro encadernado capa dura do personagem no Brasil. Tratava-se da bela edição “O Ídolo de Cristal”.

A próxima edição especial veio pela Editora Globo, que se empenharia bastante em publicar edições especiais, lançando em 1988 o especial “Tex, O Grande!”, que na Itália fazia parte da coleção Albo Speciale ou vulgarmente chamada texione.

Em 1993 a Globo lançou o gigante “A Marca da Serpente”.

No ano seguinte, em 1994, foi a vez do gigante “O Grande Roubo”.

“Arizona em Chamas”, mais um gigante, foi a edição especial do ano de 1995.

Em 1996 a acalmadíssima edição gigante “O Vale do Terror” também foi lançada pela Globo.

No mês de agosto daquele ano (1996) a Globo também lançou o “Almanaque do Faroeste” nº 1, que por não ter tido continuidade é considerado no colecionismo Tex uma edição especial.

Ainda em 1996, no mês de novembro a Editora Globo lançou Fumetti – O Melhor dos Quadrinhos Italianos, com várias curtas coloridas dos personagens do Universo Bonelli, inclusive Tex.

Em 1998, no ano das comemorações dos 50 anos de vida editorial do Ranger, a Globo republicou dois gigantes especiais: “Tex, O Grande” e “A Marca da Serpente”, ambas as edições com o selo do 50 Anos.

Em 2002 a Editora Opera Graphica lançou o álbum especial “Tex, Edição Comemorativa de Meio Século de Aventuras no Brasil”.

No ano de 2004, a Editora Mythos deu início ao lançamento de minisséries em duas edições do Tex, lançando nos meses de abril e maio, a minissérie “Mefisto”.

Ainda no mesmo ano (2004), nos meses de outubro e novembro, foi a vez da minissérie “Mercadores da Morte”.

Em 2007 a Mythos publicou a última minissérie intitulada “O Veneno do Cobra”, também em duas edições nos meses de julho e agosto.

Em outubro de 2008 foi publicada a bela edição colorida de “Tex Especial 60 Anos”.

No ano de 2010 foram publicadas duas edições especiais em homenagem ao grande artista texiano Fabio Civitelli com as edições “Tex Especial Civitelli” e “O Oeste Segundo Civitelli”.

Em agosto de 2013 a Mythos lançou a edição especial “Tex Apresenta”, sendo a primeira dessa série o “Especial Sergio Bonelli”.

Somente em 2018, nas comemorações de 70 anos de vida editorial, que a Mythos voltou com os especiais.

Em março deu início as comemorações retomando a série “Tex Apresenta”, desta vez com o especial “100 Anos de Gallep”.

Em maio de 2018 foi a vez do belíssimo encadernado “O Sinal de Yama”.

No mês de setembro, ainda de 2018, o especial “A Volta de Mefisto”, uma bela reedição em capa dura e colorizada da minissérie “Mefisto” de 2004, alegrou os fãs brasileiros.

No ano de 2020 a Mythos homenageou mais uma vez o aclamado desenhista Fabio Civitelli com o “Especial Civitelli” no mês de abril.

Em fevereiro de 2021, homenageando os 50 anos de Tex no Brasil, foi publicado o “Especial 50 anos”.

Esta edição também foi publicada em uma edição limitada com papel offset somando então dois números para nossa contabilização.

Em outubro daquele mesmo ano (2021) a Mythos homenageou o renomado desenhista Claudio Villa com o “Especial Claudio Villa”.

Esta edição teve uma capa variante encadernada publicada paralelamente, somando assim mais um número para o cômputo total.

Encerrando as edições publicadas até hoje a Mythos lançou em agosto de 2022 o especial “A Marca de Cruzado”.

Dessa forma somam-se 30 edições especiais de Tex Willer lançadas no Brasil.

Completando o total de edições brasileiras com as coleções (que somaram 2.294 edições, vide a parte 1 deste artigo) com as 30 edições especiais elencadas aqui, temos para o número total de HQ de Tex publicadas no Brasil o número de 2.324 edições.

Obs.: esse inventário não está considerando a famosa edição não oficial da História do Faroeste nº 22 (com a história “O Totem Misterioso”) e o Álbum de Figurinhas Vecchi, ambos do ano de 1981, o primeiro por não se tratar de item oficial (nunca foi publicado) e o segundo por não ser considerada edição especial, devendo ser integrada a um futuro vídeo/artigo sobre itens aleatórios do personagem.

E agora encerramos com a seguinte pergunta:

Você tem todas essas edições? Veja o vídeo do Canal Colecionismo Tex que originou esse artigo.

https://www.youtube.com/watch?v=Sc0cGWuqB8U

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *