Salve Pards!

Este é o artigo referente ao vídeo do canal COLECIONISMO TEX intitulado “Rank Brasil”.

O Rank Brasil é uma empresa independente iniciada no ano de 1999 por iniciativa do paranaense Luciano Cadari.

Ela registra recordes exclusivamente brasileiros nas mais diversas categorias e os expõe em publicação digital.

Em sua página na internet a empresa atesta que sua credibilidade “é assegurada pela precisão nas pesquisas e pelos métodos rigorosos utilizados por seus fiscais”.

O primeiro passo para registrar um recorde é o preenchimento de um formulário de homologação (disponível no site www.rankbrasil.com.br) que é apreciado por uma equipe do RankBrasil e após análise entra em contato com o solicitante.

Após essa etapa o solicitante pode ser enquadrado em uma nova categoria (um recorde em algo inédito) ou como superação de um recorde já estabelecido.

A fiscalização também pode se dar à distância (via documentos, fotos datadas e vídeos não editados), que é um processo mais longo, e o presencial (sob as vistas dos fiscais).

Sendo a proposta aceita é estabelecido o recorde. Há então uma taxa a ser cobrada e, depois de sanada, emite-se certificação, troféu e divulgação em mídia.

Em se tratando de colecionismo Tex o Rank Brasil homologou em 2018 a “maior coleção de Tex Willer” ao paranaense João Marin com seus 5.321 itens de sua coleção.

No grupo público do Face Book “Tex Willer, A Lenda”, em que é um dos administradores, foi criado um álbum somente sobre este recorde, apresentando fotos de sua magnífica coleção e explicando os critérios seguidos pelo Rank Brasil para sua homologação.

É bom ressaltar que João Marin também é o autor do livro “Tex e a História de Uma Coleção” (2018). Dos 5.321 itens homologados neste recorde, 5.031 são revistas do personagem (nacionais e importadas) e o restante são itens relacionados (estatuetas, bonecos, pôsteres, baralhos, álbum de figurinhas, etc.).

O recorde de João Marin de 2018 foi uma superação ao recorde anterior de 2013 creditada ao colecionador Adriano Rainho (Santo André-SP) que naquele ano havia sido homologado com 3.039 itens.

Adriano Rainho é o autor da obra “Meu Irmão Mais Velho Tex Willer” em dois volumes.

Algo importante a considerar é que, como vimos nos vídeos “Quantos gibis do Tex você teria se tivesse tudo o que já foi publicado no Brasil?”, as edições brasileiras do personagem somam pouco mais que 2.300 revistas em quadrinhos. Portanto, os números tão expressivos apresentados, tanto por Adriano Rainho em 2013 como por João Marin em 2018, necessitam conter muitas edições estrangeiras e itens aleatórios do personagem para atingirem as marcas apresentadas.

Para encerrar, salientamos que muitos colecionadores de Tex no Brasil possuem todas as edições brasileiras do personagem e, que entre esses, ainda há muitos que também colecionam itens importados. Além disso, os próprios João Marin e Adriano Rainho, desde sua última homologação já expandiram significativamente os números então homologados.

Como o Rank Brasil só homologa coleções que lhes são apresentadas pode existir colecionadores anônimos capazes de superar a atual marca de João Marin.

Será? Veja o vídeo do Canal Colecionismo Tex que originou esse artigo.

https://www.youtube.com/watch?v=Z9JMKORI7D8

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *